1.22.2015

Viajando de avião

Oi oi gente!

Tudo bem com vocês?

Post hoje vai ser um pouquinho reduzido, já que vou comentar uma notícia que li esses dias e super combina com o blog.

Não sei se vocês já viram pelo Facebook, mas achei perdido esse link aqui: http://www.cumbicao.com.br/2015/01/dicas-de-etiqueta-e-sobrevivencia-bordo.html

Leiam e depois voltem.

Pronto? Então, vamos comentar!

- Avião não é bar nem balada: bom, pessoalmente nunca tive problema de ter um companheiro de viagem bêbado, e nem ninguém ao redor; e sobre a DR, cadê um psicólogo ou comissário intervindo?

- Fones de ouvido são para uso individual: novamente, tenho sorte com meus companheiros de assento, e como eu não durmo, fone e tela são meus companheiros de viagem;

- Cada um no seu quadrado: palavrinha mágica: respeito! se você está viajando sozinho, consideração é primordial, mas se tem algum amigo/amiga ou alguém da família, ai tem como conversar e negociar questão de espaço e tals; quando fui para Orlando, minha vizinha era minha amiga e roomate Deh, então foi tranquilo; #cadeoutraviagemjuntas

- Não aguenta carregar, despache: pior coisa que pode acontecer (e eu já passei por isso algumas vezes) é você cogitar colocar as coisas no compartimento de bagagem e ele estar cheio; em alguns casos eu coloco embaixo do banco da frente mesmo, mas quando precisei, tive que colocar em outro compartimento, perto ou um pouco longe do meu assento.. ai já viu o efeito dominó que causa né? detalhe que não é caso exclusivo de vôo internacional.. já peguei isso no trecho Curitiba - São Paulo! #caderespeito

- Se você tem uma restrição alimentar, avise previamente: tanto no site da companhia, quanto em agência e call center, você pode se informar sobre como solicitar alimentação diferenciada em vôos longos. simples, rápido, e evita problema como o citado. #coitadadamenina

- Ah, viajar só com crianças... só alegria: bom, essa é uma questão que eu vivi na minha volta Orlando - São Paulo. várias famílias no vôo da Tam, e claro, várias crianças. uma delas ajudou a comissária com as balinhas, mas algumas gritavam, choravam, chutavam bancos, etc. é complicado sim viajar e entreter uma criança pequena por 8hs, tem criança que cansa e dorme depois de um tempo, mas em alguns casos é falta de educação mesmo, #fatosdavida

- Avião não é ônibus: nesse momento você vê como as pessoas tem audição seletiva; o sinal de desatar o cinto ainda está ligado; o avião não vai estacionar mais rápido; a fila vai se formar igual; se houver espera, vai todo mundo ficar irritado sem necessidade; e bater palma, só se o avião passou parte da viagem com turbulência e o comandante foi ótimo, ou se foi algo que leve perto de um acidente grave, fora isso, não façam.. o comandante não vai ouvir. seja legal e se despeça na saída, quando ele e a equipe estiver perto da saída. tão mais prático... detalhe, quando cheguei em Orlando, estacionamos e depois de um tempo levantamos, até sermos avisados que a alfandêga ainda estava fechada; voltamos para o nosso lugar e esperamos. alguns ainda permaneceram em pé, mas, cada um sabe o que escolhe;

Só um adendo: uma vez estava voltando de Guarulhos para Curitiba, no vôo das 6hs, com a Gol, e como sabemos, todo mundo resolve ir para a fila assim que começam a chamar embarque preferêncial; o pessoal na sala de embarque chamou e avisou que somente quem era de certas fileiras (ou grupo, nem lembro), poderia fazer fila para embarcar, e que os outros permanecessem sentados e aguardassem a chamada; eu era do primeiro grupo, e a primeira da fila, e quase ri do pessoal pseudo levando bronca. Pelo menos funcionou e o embarque foi tranquilo.

- Você aperta com tanta força a tela do seu celular?: ok, em alguns casos vc aperta e não vai na primeira, mas não precisa ficar loucamente pressionando a tela e chacoalhar a cabeça da pessoa sentada na sua frente. #simples

- O encosto alheio não é apoio: por sempre sentar na janela, eu tento o máximo ser educada e não acordar o vizinho (mas se for mãe ou amiga, eu cutuco levemente para indicar que quero sair), mas sempre tem um que anda no avião como se estivesse no ônibus, andando e tocando em todos os encostos, tanto na ida quanto na volta; ok, eu já fiz isso em ônibus quando ele estava passando por curvas, mas sempre coloquei a mão no topo, sem acordar ninguém; #confissao

Outro adendo, já li sobre essa questão de acordar ou não o vizinho quando quiser ir ao banheiro. É meio polêmico, pois tem gente que não gosta de ser acordada (e pode ficar bem mau humorada), e tem gente que não se incomoda. Acho que, o ideal seria, assim que sentar (e antes dos avisos de segurança), já ser educada (o) e perguntar. Mais elegante, e evita transtorno. #dica #minhaopiniao

- Reclinar ou não reclinar, eis a questão: olhe quem está atrás, pois pode ter um bebê no colo da mãe; ok, é uma questão complicada, afinal, ficar naquele espaço minúsculo por 6hs ou mais na mesma posição é horrível, mas ai vai bom senso e educação; se bem que ônibus é pior, pois reclina beeem mais! já sofri quando fui para Florianópolis e meu cachorro estava no kennel, no meu colo; fui praticamente esmagada, e tive que pedir para o colega do lado avisar o pessoal da frente que eu estava com o kennel no colo. #viajandosozinhacomodog

- Avião não é chiqueiro: o espaço já é minúsculo, e o pessoal resolve esquecer a educação do lado de fora da porta; juro que não entendo a necessidade.

- Pratique cordialidade e seja inteligente senão você dança: o legal de pessoas dispostas a serem cordiais é, a chance de conhecer novas culturas, praticar inglês, ou até ajudar - sem saber - uma pessoa que tem medo de avião ou que sofreu recentemente; em 2012 fui de Curitiba para Guarulhos conversando quase que a viagem toda com uma americana; na volta de Orlando, ano passado, a brasileira do meu lado não quis trocar de lugar com a minha mãe, então não socializei muito (estava chateada com a falta de cortesia dela + ela puxou papo com o pessoal da frente, que era uma brasileira de 20 e poucos anos que não sabia inglês direito + um gringo).

Sobre as malas na esteira: tem gente que fica colado perto de onde a esteira começa; eu já prefiro ficar mais pro final dela; mas não tem jeito: maioria não respeita.

Uma coisa que eu achei legal foi, no vôo Orlando - Guarulhos haviam alguns cachorros à bordo; um dos rapazes ignorou a esteira e foi tirar o cachorrinho do kennel, viu se o tapete estava sujo, se o cachorro precisava de comida ou água.. enquanto o amigo foi verificar se a mala estava chegando. O cachorrinho deve ter ficado bem agradecido! #exemplo #aindahaesperança


Pois é, o avião é um mundo a parte quando viajamos, e diversas situações podem ser vivenciadas; o jeito é, como lidamos com elas.

Alguém tem alguma história, boa ou ruim, em vôo nacional ou internacional? Conta aí!

Espero que tenham curtido!

Have a magical day!

°O°

Nenhum comentário:

Postar um comentário